Em Miguel Alves, três pessoas foram confirmadas com malária, doença infecciosa causada por protozoários. As equipes de vigilância epidemiológica fazem vistoria pela cidade para identificar mais pessoas com sintomas. A Secretaria Municipal de Saúde já realizou testes em 19 pessoas, mesmo assintomáticas, para monitorar a doença na cidade.
A secretaria municipal de Saúde, Leopoldina Cipriano, disse que esses foram os primeiros casos confirmados da doença na cidade. Ela conta que os três pacientes estão bem, isolados e recebem medicação.
“Nós temos o primeiro paciente de Miguel Alves com malária. Ele é um paciente que veio do Pará. Chegou ao Piauí e apresentou os sintomas. Nossa equipe, muito atenta, já fez a notificação e solicitou a regulação desse paciente para o (Hospital) Natan Portela. Foi feito o monitoramento, o teste deu positivo. Ele iniciou o tratamento, voltou para o município e está em isolamento”.
A gestora ressalta que antes desse paciente que veio do Pará apresentar os sintomas, ele teve contato com outros moradores em Miguel Alves.
“Nós monitoramos e descobrimos que tinha dois pacientes que tiveram contato com esse rapaz e estavam com alguns sintomas. Foi feita a testagem e encaminhamos para o Natan Portela novamente. Deu positivo”.
Após constatar os casos da doença, as equipes da saúde da família reforçaram as visitas nos locais - na zona rural e na zona urbana - que os pacientes tinham passado.
“Também solicitamos da Vigilância Sanitária que fizesse esse monitoramento. Fizemos os exames das pessoas que tiveram contato com esses pacientes. Até ontem, a gente já tínhamos feito os exames de 19 pessoas, mesmo assintomáticas”.
A secretaria ressalta que ocorreu dificuldade na busca por um leito hospitalar para realizar a transferência do paciente para Teresina devido a pandemia da Covid-19.
Foto: divulgação/Ministério da Saúde
A malária é uma doença infecciosa febril aguda, transmitida pela picada da fêmea infectada do mosquito Anopheles. O paciente com malária não é capaz de transmitir a doença diretamente a outra pessoa, é necessária a participação de um vetor.
Os sintomas mais comuns da malária são: febre alta, calafrios, tremores, sudorese, dor de cabeça, que podem ocorrer de forma cíclica. Muitas pessoas, antes de apresentarem estas manifestações mais características, sentem náuseas, vômitos, cansaço e falta de apetite.
A malária tem cura, mas se não for diagnosticada e tratada em tempo, pode evoluir para formas graves da doença.
Fonte: Ministério da Saúde
Cidadeverde.com
Carlienne Carpaso
carliene@cidadeverde.com
Comentários