COMEMORAÇÃO DE UM ANO DE CURSO NA UAPI DE REDENÇÃO DE GURGUÉIA


Neste dia 12 de novembro de 2011, comemorou-se um ano do incio das aulas da UAPI, Pólo Presencial de Redenção do Gurguéia-PI. Pois a um ano atrás, mais precisamente no dia 13 de novembro de 2010, aconteceu na cidade de Redenção do Gurguéia, a aula inaugural da implantação do Pólo Presencial da Universidade Aberta do Piaui, no município de Redenção do Gurguéia-PI.

Como já foi relatado neste mesmo espaço deste blog, a situação a qual todos nós os acadêmicos passamos, em função das dificuldades existentes com relação à comodidade e conforto, quando ainda não temos o prédio concluído  onde funcionaria as instalações da UAPI.



Mas, mesmo assim, todo o corpo administrativo da UAPI, Pólo Presencial de Redenção do Gurguéia, juntamente com todo o corpo docente, comemoram de forma simples, com um banquete de café da manhã e frutas, em comemoração pela passagem de um ano de curso superior. 

Eu e Juçara Alves Técnica de Laboratório de Informática da UAPI

Nas simples palavras da senhora Coordenadora do Pólo Presencial, a senhora Alice Fonseca Nogueira, falou da importância, em comemorar, junto com os acadêmicos esse ano de curso que já se passou. Mesmo em uma situação desconfortável, em função da inexistência de um prédio próprio. Falou da importância da aprendizagem dos acadêmicos, da absorção dos conteúdos em cada curso. Disse ainda, que há sim o que comemorar, pois foi um ano que se passou, de pleno estudo, e que isto, já se configura uma conquista por todos os acadêmicos.



O acadêmico Paulo Sérgio do curso de Pedagogia, em suas palavras, descreveu a importância de estarmos ali, naquele momento, comemorando uma trajetória, de luta, neste ano de curso, abordando os pontos essenciais dos quais, todos os acadêmicos que permaneceram nos cursos, até os dias de hoje, quando muitos desistiram. A persistência e a perseverança para seguirmos em frente até o final da batalha.



Como sou acadêmico do curso de Matemática, nas minhas palavras, abordei de forma sucinta, e para todos os presentes entenderem, um relato sobre as dificuldades que passamos durante todo esse ano, em função de um incômodo, causado pelo próprio governo do Piaui, quando existe uma obra que começou a ser construida ainda antes mesmo, da realização do vestibular da UAPI, no ano de 2009, para a instalação da Pólo Presencial de Redenção do Gurguéia. Fiz um relato, para todos os presentes, a forma pela qual, somos tratados pelo governo, pois a obra está paralisada a mais de 2 anos, e estamos comemorando um ano de inicio de curso, e não justifica uma obra pública que já deveria estar em pleno funcionamento ainda, estar da forma pela qual estamos vendo aquele prédio em situação precária e paralisado até os dias de hoje.



Mas, também, abordei, de forma clara, a importância, sim, de estarmos ali naquele momento, comemorando esse um ano, de inicio de curso, pela questão da nossa aprendizagem, a final, já se passou um ano, que estamos estudando os cursos, absorvendo conhecimento, e já é um passo dado. Abordei também, o fato, do governo faltar com os seus compromissos com Redenção do Gurguéia, em relação á obra onde funcionará as instalações da UAPI.

O acadêmico do curso de Química, José Carlos, também vereador da cidade de Redenção do Gurguéia, em suas palavras abordou, também a importância, de comemorarmos um ano de inicio de curso, mas, também bateu na tecla, da necessidade da conclusão do prédio, onde funcionará a UAPI, cobrando do governo do Piaui, agilidade nesta questão. Abordou também, que Redenção do Gurguéia está de parabéns, por existir o Pólo da UAPI, aqui em Redenção do Gurguéia, quando muitas outras cidades do Piaui queriam ter e não tem. 



O doutor em Matemática e professor tutor do curso de Matemática, o senhor Egnilson Miranda, também professor da UFPI, na cidade de Bom Jesus-PI, também abordou de forma clara, a importância, que tem um curso superior nos dias de hoje, pelas facilidades existentes, em se tratando de suprimentos, para os acadêmicos estudarem. Abordou que em sua época, quando estudava o curso superior ainda na década de 90, as coisas funcionavam com mais dificuldades. Falou que Redenção do Gurguéia, está de parabéns, relatando, que o Piaui, existe 253 cidades, e pouquíssimas cidades existem a UAPI, e Redenção do Gurguéia já existe. Falou ainda, em relação da situação a qual passa a própria instituição sem o seu espaço próprio, é preciso sim, que todos cobrem do governo, mandam cobranças ao governador, ao reitor da UFPI, e da UAPI, no sentido de regularizar logo essa situação. 



No final dos discursos, todos os presentes se deliciaram com um grande banquete de café da manhã e de frutas.

Confiram fotos da comemoração:



Tutor Dêmerson camisa amarela
















Eu e duas colegas do curso de Matemática


Acadêmicos no Laboratório de Informática cedido
 do Colégio Centro de Ensino Médio














Acadêmicos do curso de Pedagogia

Acadêmicos do curso de Química




Acadêmicos do curso de Matemática










Técnica de Laboratório de Infomática da UAPI





Acadêmicos do curso de Pedagogia

Acadêmicos do curso de Pedagogia

Acadêmicos do curso de Química


Acadêmicos do curso de Pedagogia

Acadêmicos do curso de Pedagogia










































































Comentários