Redenção do Gurguéia-PI, 14 de setembro de 2011
REDENÇÃO DO GURGUÉIA, A CIDADE QUE TEM QUE SE LIBERTAR DA OPRESSÃO PÚBLICA.
Por Gedilson Novaes de Carvalho
Graduado: em História/UESPI
Graduando: em Matemática/UAPI/UFPI
A cidade de Redenção do Gurguéia-PI, localizada no Extremo-Sul do Piauí, e segundo o IBGE (Instituto de Geografia e Estatística), possui uma população de mais de 8.263 habitantes.
Sabe-se que o município de Redenção do Gurguéia, é um município do interior do Piauí, cravado no sertão nordestino, e não diferentemente de tantas outras pequenas cidades do interior, ainda sofre os abusos dos coronéis da política, ainda como nos tempos do coronelismo, onde se reunia os seus servos, como um curral eleitoral para os seus grandes privilégios particulares, diante do chefe do executivo, e o povo como massa, só restava os massacres de forma, opressora, principalmente aos mais humildes e necessitados.
Ainda nos dias de hoje, observa-se, no município de Redenção do Gurguéia, resquícios, dessa tal forma, a qual fora abordada. Onde o Poder Público, através do Executivo, com práticas, abomináveis, e inconcebíveis ao atual sistema político brasileiro, que preza pelas ações públicas de forma igualitárias a todos os cidadãos da sociedade a qual estamos inseridos.
Pois tal forma acontece, discaradamente, em meio à política redencense, e mais precisamente ao atual sistema politico administrativo, com suas formas e farsas do executivo, usam do abuso do poder na tentativa de amedrontar, no entender deles, os supostos escravos e servos, considerando como nos tempos do coronelismo. Uma prática insana, e que é preciso, através da população, cortar as asas, como num ditado popular, destes políticos, que acham que podem governar baseado em um sistema arcaico da politica brasileira.
Aborda-se também, o fato da politica de Redenção do Gurguéia, sempre, caminhar em outro ditado popular “a água só corre para o má”. Pois nos tempos que antecede, a sucessão municipal, as configurações políticas, através, das conjecturas e façanhas as quais darão o norte, para a massa social, não exercendo o seu verdadeiro direito de escolha, de livre arbítrio, mas, obedecendo, decisões fechadas, como o dito, jogo politico, de que aquele, é quem vai comandar o município. Mas, muitas vezes, a população ou o eleitorado redencense, nem imagina, para quem aquele vai governar. Como muitos já sabem, o governo será para o bloco ou picuinha os quais estão sendo mandados e ditados pelo chefe maior, como acontece no atual sistema politico administrativo de Redenção do Gurguéia-PI.
Portanto, é preciso, urgentemente, que a população de Redenção do Gurguéia, abra os olhos, pois, nos dias de hoje, pelo sistema democrático implantando no Brasil, isso se torna um grande regresso à modernidade brasileira, de um município do Brasil, ainda viver de forma, tão arcaica. Pois, aqueles, os quais insistem em permanecer com um sistema extravagante dessa forma, terão que ser rejeitados, sob pena de um grande desgaste na mentalidade da sociedade redencense, por ainda viver sob opressão, quando uma vez, isso já foi abolido no Brasil, e nos dias, de hoje, os países no mundo que usam dessa tal forma, todos estão caindo.
Comentários