FECHAMENTO DO MOVIMENTO EUCARÍSTICO JOVEM (MEJ) E O PROJETO JOVEM EM AÇÃO NA CAPELA DE SANTO ANTÔNIO NO BAIRRO SANTO ANTONIO DA CIDADE DE REDENÇÃO DO GURGUÉIA

Historicamente, o Bairro Santo Antônio na cidade de Redenção do Gurguéia-PI, tem sido desprezado pelos governos de todas as esferas que constituem a Administração Pública. A atenção que teria que ser dada pelos gestores e autoridades do governo, para o incremento das ações públicas naquele bairro, é pouquíssima, e a infraestrutura urbana que o humilde bairro Santo Antônio deveria ter merecidamente para o seu povo, ainda precisa ser dada.

As ações de governo merecidas, a qual menciona acima, para se concretizar numa atenção merecida para o povo daquele bairro, são, por exemplo: iluminação pública; nivelamento das ruas; pavimentação de ruas, melhoramento habitacional; postos de saúde; e as ações da assistência social e etc.

Mas, por outro lado, existe o seguimento religioso, através da Igreja Católica de Redenção do Gurguéia, que desenvolveu um grandioso projeto religioso naquele bairro. Isso se deu, na capela de Santo Antônio, mesmo nome do bairro. O projeto que teve início no dia 26 de setembro de 2011, denominado de Movimento Eucarístico Jovem (MEJ), e o projeto Jovem em Ação. O movimento religioso jovem foi presidido pela senhora e jovem Clelma Nunes Ferreira e sob a responsabilidade do Padre José Dino, pároco da cidade de Redenção do Gurguéia.

Segundo as informações da presidente Clelma, o objetivo principal do Movimento Eucarístico Jovem e do projeto Jovem em Ação era o resgate dos jovens que estavam desgarrados da vida religiosa por falta de conhecimento. Segundo ainda a presidente ela diz: é sábio dizer que “muitos se perdem por falta de conhecimento”.

Durante todo o projeto, foram desenvolvidas várias atividades, as quais despertariam nos jovem mais interesse pelas questões religiosoas, e assim dessa forma, os jovens ficam menos vulneráveis às práticas mundanas.

Muitas atividades foram desenvolvidas, tais como: evangelização nas escolas, ruas e comunidades vizinhas; criação de poemas, paródias e peças teatrais. Além também de debates com temas polêmicos sobre o desafio de ser jovem no mundo de hoje.

Como sabemos o mundo o qual vivemos, nos dias de hoje, é bastante conturbado, e por isso, ações dessa natureza, e dessa magnitude, partindo do meio religioso com certeza, desperta nos jovens participantes dessas ações, o interesse em permanecer evangelizando, pregando, e influenciando outros jovens a participar da vida religiosa.

O projeto teve como animação o Ministério de Música do Bairro Santo Antônio, os Servos por amor, que durante todo o projeto, animou os encontros. Segundo ainda a presidente Clema, o projeto contou com o apoio de muitas pessoas que fizeram belíssimas pregações como: Antônio Tavares, Selmo Nunes e Padre Tailson Guerra de São Gonçalo do Gurguéia.

O projeto também teve um padrinho de honra, que teve uma contribuição ímpar no projeto, o senhor Antonino Leite de Vasconcelos, que é Sub-Tenente da Policia Militar.

Segundo as informações da presidente do grandioso projeto, a Clelma, disse que muitas pessoas visitaram a capela de Santo Antônio durante a realização do projeto como autoridades e outras pessoas: vereador Arcilon Filho, vereador Termozires, professor Edivaldo Borges, locutor de Rádio e Diretor de Escola Edizon Ribeiro. Como bem foi frizado sobre o projeto, ressalta-se, que o projeto funcionou da seguinte forma: eram duas equipes em disputa, Pescadores de Cristo, liderada pela jovem Andréia, e os Soldados de Cristo liderado por Larissa.

O projeto teve o seu término no dia de ontem, 31 de outubro de 2011, na capela de Santo Antônio no bairro Santo Antônio da cidade de Redenção do Gurguéia. Foi o fechamento do projeto, com todas as apresentações desenvolvidas durante todo o período em que se desenvolveu o projeto.

O evento teve inìcio ás 7:30 h da noite, com as presenças de várias pessoas da comunidade. Lá foram realizadas as atividades, apresentações de teatro, paródias, e disputas entre as equipes. Além da animação efervescente  do Ministério de Música Servos por Amor. A equipe vencedora foi os pescadores de Cristo, e a revelação do projeto foi o jovem Augusto. O evento foi até às 9:30 da noite.


Dados de informação: Clelma Nunes Ferreira
Presidente do projeto Movimento Eucarístico Jovem (MEJ), e o projeto Jovem em Ação.

Vejam as fotos do evento:




Cleuma Nunes Ferreira
Presidente do Projeto







Vasconcelos Padrinho do Projeto















Jeam integrante do Ministério de música Servos por Amor

Antônio integrante do Ministério de música Servos por Amor

integrante do Ministério de música Servos por Amor

jovem integrante do Ministério de música Servos por Amor

eu e uma jovem participante do projeto

eu e a presidente do Projeto Cleuma Nunes Ferreira


  

Comentários