Um dos maiores programas de televisão de todo o mundo que se consagrou nos anos 70 em diante e continua fazendo o maior sucesso com toda a família, a série mexicana Chaves, que até então era uma comédia inocente, teria um final chocante e trágico, segundo o que chegou a ser escrito no último episódio.
Trata-se de um possível desfecho final da série e tudo começa com o episódio em que o Chaves é atropelado por um carro, que foi ao ar na TV Mexicana, quando ainda transmitia episódios inéditos da série. Acontece que, ocorreu uma pausa no seriado após o episódio e somente quatro meses depois retornou. Bolaños havia filmado realmente um episódio que daria fim a série, um final que foi descrito exatamente assim:
O capítulo começa com a introdução característica da série, mas o som está antiquado. Quando a vila aparece, não tem ninguém no pátio. O portão se abre como se alguém fosse entrar, mas ninguém entra. E o episódio continua nisso por dois ou três minutos, apenas mostrando a vila vazia e o portão aberto até que finalmente Chaves aparece saindo da vila e sai caminhando pela rua.
Nesse momento aparecem Kiko e Chiquinha na vila. Kiko pergunta então para Chiquinha aonde é que está o Chaves (o ator Carlos Villagrán, que interpreta Quico, faz essa cena usando a voz típica do personagem, entretanto as suas bochechas não estão “inchadas” como deveriam). Chiquinha responde que ele está na rua com ketchup. No momento exato que ela diz “na rua”, ouve-se um rugido horrível que não aparece em mais nenhum outro episódio da série.
Após isso, aparece a cena do episódio que foi transmitido na TV aberta e que provavelmente você conhece (a cena em que o Chaves finge estar morto cheio de ketchup) em que aparecem todos os moradores da vila chorando. O som é muito antiquado e os soluços parecem estar vindo de muito mais pessoas, do que só aquelas que aparecem na cena.
Nesse momento a cena é cortada para o que parece ser uma parada para os comerciais. Então acontece uma mudança para outro cenário, com Dona Florinda, Seu Madruga, Professor Girafales, Kiko e Chiquinha em frente de um fundo preto. Na frente deles parece haver um caixão com corpo do Chaves, mas não dá para enxergá-lo.
Os cinco personagens parecem estar totalmente horrorizados. Dona Florinda parece muito magra, e quando parece que ela está apenas atuando, a feição devastada dela é realçada quando a câmera foca a sua face por cerca de logos cinco minutos. Depois dessa cena incrivelmente longa, Kiko e Chiquinha dizem “Chavinho”, em vozes de coração partido, de tristeza total. Quico não estava falando com sua voz típica, o que levanta questões se os atores Carlos Villagrán e Florinda Mesa estavam mesmo atuando ou se o sentimento era real.
Depois disso, surge a imagem do corpo de Chaves. Nessa cena, são levantadas muitas questões como, por exemplo, o corpo de Chaves que está mais alto que o ator Roberto Gomes Bolaños. O terno de Chaves é muito pequeno, e pode-se ver também que ele é muito gordo e a cor da pele é muito escura. As duas pernas dele estão quebradas e sangrando. O boné que cobre o rosto dele está coberto de sangue, e os braços dele estão emagrecidos comparados ao resto do corpo. O tronco dele parece estar completamente limpo se comparado aos membros que estão sujos e ensanguentados. Essa cena dura cinco minutos, até que começa a música final característica da série.
Houve um período de quatro meses entre o tempo que esse episódio foi filmado até quando Chesperito (apelido de Bolaños) juntou toda a turma e há muitas especulações sobre quem teria “interpretado” o corpo de chaves. Certamente que não foi uma pessoa qualquer e também não foi um figurante que teria aparecido em algum outro momento na série. Além disso, há algum tempo atrás, Bolaños disse que ele queria fazer algo que ninguém nunca teria visto antes da televisão.
O certo é que Bolaños queria que no último episódio Chaves terminasse morto por um carro tentando salvar uma criança e, embora as cenas da criança morta não fossem gravadas, os personagens da vizinhança chorariam e se despediriam do menino. Mas ele decidiu não fazer isso porque sua filha disse que isso poderia fazer com que as outras crianças fizessem o mesmo para imitar o personagem.
Por mais que desejasse passar uma mensagem de amor e nobreza, Graciela Gómez Fernández, filha do produtor e psicóloga, foi quem convenceu o pai de que esse final geraria um efeito devastador entre os espectadores, principalmente nas crianças.
Agora convenhamos que não seria um bom desfecho para uma série tão divertida e inocente quanto o Chaves, não é mesmo? Se o fato é verdadeiro ou não, escrever um episódio desses certamente seria chocante demais para o público.
Fonte: Meio Norte
Comentários