A Agência Espacial Norte-Americana (Nasa) anunciou nesta terça-feira (22) que o helicóptero experimental Ingenuity, completou com sucesso seu oitavo voo na superfície de Marte, viajando mais longe do que seus engenheiros acreditavam ser possível.
O voo foi realizado nesta segnda-feira (21). Durante o teste o helicóptero ficou no ar por 77,4 segundos, voou 160 metros e pousou a 133,5 metros de distância de seu companheiro, o rover Perseverance.
O Ingenuity foi originalmente desenvolvido como uma “demonstração de tecnologia”: o plano inicial incluía apenas cinco voos, com o objetivo de provar que uma aeronave a rotor pode voar em Marte e quais os limites disso.
Mas como a aeronave estava em bom estado após os cinco voos, a equipe decidiu estender sua missão. “Como o Ingenuity permanece em excelentes condições, planejamos usá-lo em benefício de plataformas aéreas futuras, ao mesmo tempo em que priorizamos e avançamos os objetivos científicos de curto prazo do rover Perseverance”, disse o engenheiro-chefe Bob Balaram, do Laboratório de Propulsão a Jato da NASA
Com isso, o helicóptero entra em uma nova “fase” de sua vida. “Esta nova demonstração de operações nos dá a oportunidade de expandir ainda mais nosso conhecimento sobre máquinas voadoras em outros planetas”, disse Balaram.
A Nasa ainda não informou se pretende realizar novos voos com o Ingenuity ou se o helicóptero será aposentado após seu mais recente sucesso. Alguns especialistas, porém, indicam que a chance de ele realizar uma nona tentativa são altas
Fonte: Olhar Digital
Comentários