Moradores da cidade de Redenção do Gurguéia-PI, de diversas partes da cidade, reclamam da deficiência em manter algumas ruas iluminadas, por parte da Prefeitura do Município.
Os serviços de iluminação pública que deve ser um direito garantido ao morador da cidade, e um dever da Prefeitura Municipal de Redenção do Gurguéia-PI, manter a cidade toda iluminada independentemente da zona em que o morador está inserido.
Esse direito do morador de ter a iluminação pública nos postes que passa em sua rua, foi garantido através da taxa COSIP( Contribuição Social de Iluminação Pública), que foi instituído no município através de um Projeto de Lei encaminhado pelo Executivo Municipal ainda na gestão do então prefeito Delano Parente à Câmara de Vereadores.
O projeto foi encaminhado e aprovado pela Câmara Municipal, ainda no ano de 2013, de lá para cá, a taxa COSIP arrecada nas faturas de energia da população pela Eletrobras e repassada à prefeitura para atender a demanda de iluminação pública da cidade de Redenção.
Ainda na gestão do ex-prefeito Delano Parente, esses recursos foram usados no melhoramento do sistema de iluminação pública em diversas partes da cidade. Foi trocado o sistema da iluminação da Avenida Álvaro Mendes, Rua Getúlio Vargas, e foram substituídas as lâmpadas por lâmpadas mais potentes de 400 w.
No restante das ruas da cidade, foram trocadas lâmpadas e foi feita a reposição das queimadas. A zona rural do município nos maiores povoados, ganharam iluminação pública.
Na gestão atual do município, observa-se, que foi trocado o sistema de iluminação da Rua do Ferreiro no Bairro Planaltina, e foram substituídas as lâmpadas por lâmpadas mais fortes, e algumas outras reposições.
No entanto, moradores reclamam, que a prefeitura não vem cumprindo com seu dever, e algumas ruas principalmente periféricas estão nas escuras.
Mas no geral, a população observa que os serviços de iluminação está deficiente e cobra mais celeridade da prefeitura no sentido de corrigir esse deslize.
Os recursos arrecadados pela taxa COSIP, devem ser usados para a manutenção do sistema de iluminação da cidade, e as constantes reposições de lâmpadas, quando queimam ou danificam por outros problemas.
O fato, é que, a população está cobrando, uma ação imediata por parte da prefeitura do município, no sentido, de que, a cidade fique toda iluminada, tanto no centro como nos bairros.
Comentários