Piauí inaugura maior parque de energia solar da América Latina em Ribeira



Em meio ao semiárido quente e seco do município de Ribeira do Piauí (a 500 km de Teresina), o maior parque de energia solar em operação da América do Sul — em extensão e área ocupada — está sendo inaugurado nesta terça-feira (28). 

A energia produzida pelas cerca de um milhão de placas solares do parque é capaz de abastecer ao ano, permanentemente, 300 mil residências. São 930 mil painéis solares distribuídos em 690 mil hectares. 
A tecnologia desenvolvida pelo Parque Solar Nova Olinda entra em plena operação com capacidade de geração de 292 MW, conforme explicou o gerente do parque, Tomassio Quadrini. E isso também faz com que ele seja o que mais produz energia no território sul americano. 
O investimento da Enel Green Power, companhia privada de investimentos globais, e responsável pela instalação do centro, foi de mais de 300 milhões de Dólares.
O gerente do Parque esclareceu que o empreendimento é fruto de um Leilão que foi feito em 2015. “Tínhamos que colocar em operação em dois anos e foi concluído em 14 meses. É fruto do trabalho de todos os envolvidos”, enalteceu.
Estão presentes na solenidade também o governador Wellington Dias (PT), os senadores Elmano Férrer e Ciro Nogueira, o deputado federal Assis Carvalho, o secretário de Governo do Piauí, Merlong Solano, deputada estadual Liziê Coelho, o presidente da Associação Piauiense de Municípios, prefeito Gil Carlos, o prefeito de Ribeira, Arnaldo, além de outros secretários de governo, funcionários da Enel e convidados.
Fonte: Cidadeverde.com
Aguarde mais informações

Lyza Freitas 
redacao@cidadeverde.com

Comentários