´
Recentemente foi descoberto no município de Redenção do Gurgueia-PI, localizado na região Sul do Estado, um sítio arqueológico que desperta a atenção de pesquisadores e estudiosos científicos. A região do município onde fica localizado os achados arqueológicos, faz parte do território que foi cedido pelo município para a ampliação do Parque Nacional Serra das Confusões.
O sítio arqueológico de Redenção do Gurgueia-PI, está situado na região limítrofe com o Parque Nacional Serra das Confusões. Foram mais de 8.000 hectares de terras cedidos pelo município de Redenção do Gurgueia à ampliação do Parque das Confusões, onde está sob responsabilidade do Instituto Chico Mendes e o Programa Brasil Próximo.
O Sítio Arqueológico de Redenção do Gurgueia, segundo informações, existem um grande número de pinturas e na maioria de gravuras rupestres de tamanho grande com cenas de animais, seres humanos e plantas. As gravuras em tamanho grande, intrigaram uma arqueóloga do Instituto Chico Mendes que esteve presente no município, e diz ela acreditar que são gravuras raríssimas nunca vistas em outras regiões do país, e que precisa de um estudo minucioso para desvendar os sinais pré-históricos gravados nas rochas.
O recém descoberto sítio arqueológico no município de Redenção do Gurgueia-PI, já atrai a visita de curiosos, estudantes, professores e acadêmicos em excursões para constatar a importância e a grandiosidade dos achados pré-históricos que muito em breve contribuirão para desvendar ainda mais a presença do homem nas Américas.
Já é considerado sítio pré-histórico o de Redenção do Gurgueia, devido os sinais gravados nas rochas e que nos remete a pré-história da ancestralidade de seres humanos em cavernas.
Comentários