MINHA QUERIDA REDENÇÃO DO GURGUEIA, entrelaçada ao meio século de sua existência, datada de sua implantação como município, aos exatos 05 de dezembro de 1962, emancipada da vizinha cidade de Bom Jesus-PI. Excelente localização estratégica no Extremo Sul piauiense, no meio do vale do Gurgueia, e dos Cerrados piauienses. Descortina ótimas cenas sobre os primeiros dias da invenção do REDENÇÃO, cidade concebida para ser A SALVAÇÃO DO GURGUEIA, e quem sabe um dia capital do novo Estado do GURGUEIA, antes chamado de povoado Raposa. Numa visão hoje da cidade, chama a atenção o registro de solitários prédios oficiais em meio a ruas nuas de chão batido, vias que se transformavam em lamaçais a cada chuva, e as evidentes críticas e desconfianças dos cidadãos contemporâneos para a reconstrução da moderno REDENÇÃO FUTURA.
Vista aérea da cidade |
A cidade viu-se instalada como município do Estado do Piaui em 1962, em meio a um povoado desordenado de um projeto original de cidade. O “pai fundador” mirava o futuro de REDENÇÃO DO GURGUEIA, numa projeção no Estado. O criador não viu sua cria ganhar vida, com a visão de um desenvolvimento mais acelerado.
Críticas Redenção do Gurgueia, nunca faltaram aos ouvidos dos redencenses pela invenção do município de Redenção. Mas, aos 50 anos, que serão completados no dia 05 de dezembro de 2012, mesmo com murmúrios do atraso ainda a discordar da ideia que Redenção não mude, é preciso a ala política, se atentar para o fato, de que, realmente, estamos atrasados, considerando o tempo de sua existência, e a outros municípios com idades similares a REDENÇÃO DO GURGUEIA.
Visão da praça central do alto da torre da igreja católica |
Criar, do nada, uma cidade destinada a fazer parte de um Estado Pobre é uma ousadia civilizatória que antecede o conceito “estadual” tal qual o conhecemos hoje. Ideal literalmente faraônico, muitos políticos, que por ela passaram, que se vangloriam de seus feitos. Quando na verdade, a sua parcela de contribuição é mínima relacionado ao tempo posto no Poder.
Em 05 de dezembro de 2012, REDENÇÃO DO GURGUEIA, completará seus 50 anos de vida, REDENÇÃO continua sendo uma cidade a sonhar em termos de vanguarda urbanística e arquitetônica. E, em termos dos ideais políticos que a inspiraram.
Comentários