11 DE AGOSTO DE 2011, PRIMEIRA NOITE DO FAMOSO FESTEJO DO SENHOR BOM JESUS DA LAPA EM REDENÇÃO DO GURGUÉIA-PI.
O tradicional festejo do Senhor Bom Jesus da Lapa em Redenção do Gurguéia, historicamente começa logo pela madrugada do dia 11 de agosto, com a tradicional alvorada e rajadas de fogo, na Igreja Católica Matriz, localizada na Praça José Dário dos Santos.
Como o dia 11 de agosto, é dedicada à noite dos estudantes e magistério, estes por sua vez, tem a incumbência de organizar e realizar a novena do senhor Bom Jesus da Lapa.
Nós estamos no século XXI, mais precisamente no ano de 2011, e percebe-se, o quanto os tempos mudam, e também junto ao tempo, mudam os acontecimentos e fatos na sociedade. Exatamente o que nos mostra os festejos de Redenção do Gurguéia, fazendo um comparativo com a história tradicionalista católica de nossa cidade, em tempos passados. Se atentarmos aos anos 80 e 90, sabe-se que, os festejos do Senhor Bom Jesus da Lapa, tinha arraigada na população uma data do ano importantíssima, em se tratando principalmente do foco religioso do festejo, que são as noites de novena, na Igreja Católica Matriz.
Naquelas épocas, o dia 11 de agosto, na madrugada da alvorada, a igreja era repleta de estudantes e professores, animando e fazendo um bravo chamamento á população através dos altos-falantes no alto da torre da Igreja. Naquela época lembro-me como adolescente, e estudante e via o entusiasmo dos alunos e professores para participar daquele dia 11 de agosto, que era dedicado a nós.
Nos dias de hoje, considerados tempos modernos, percebe-se também, certo afastamento da população no foco principal dos festejos, que é as novenas, e por isso, muitos tem os festejos de agosto, como é chamado, como uma data importante do ano para se divertir nas festas dançantes, bailes, barracas e outros eventos mundanos que também fazem parte dos festejos, mas, que a parte religiosa teria que ser dada uma atenção maior pela população redencense.
Prova disso, foi o que aconteceu na madrugada deste dia 11 de agosto na Igreja Matriz, considerando que este dia é o inicio dos festejos, foi uma alvorada com pouca animação, poucas rajadas de fogo, nem os alto-falantes da torre estavam ligados, isso mostra, de fato, como o famoso festejo de agosto se enfraqueceu.
Mas, o fato, é que os festejos começaram, e é preciso que a população principalmente católica dê a sua parcela de contribuição como pessoas e cidadãos de bem de nossa cidade, e que participem de um festejo feliz, e abraçando os nossos visitantes, parentes e amigos que moram fora, e que chegam até a nossa cidade.
Comentários