Milhares de Fiéis se despedem de Dom Ramóm, Bispo Emérito de Bom Jesus; (assista a missa)

Foto: Portal Ponto X
Religiosos de todo Piauí lotaram a Catedral de Nossa Senhora das Mercês em Bom Jesus para o último adeus ao bispo emérito, Dom Ramóm López Carrozas. A missa Exéquias de sepultamento teve início as 16:hs desta terça-feira (01/05), 20 caravanas com milhares de fiéis das cidades do extremo sul se despediram do bispo.
Dom Ramóm López, morreu aos 80 anos no último dia 28 de abril, em Teresina. A Diocese velou o corpo do religioso durante o domingo (20) e segunda-feira (30) de abril, na Catedral N.S. das Mercês com missas a cada duas horas.
Estiveram presentes na celebração, Dom Jacinto Furtado de Brito Sobrinho, presidente da regional e arcebispo de Teresina, Dom Eduardo Zielski, bispo de São Raimundo Nonato, Dom Plínio José Luz da Silva, bispo de Picos, Dom Edivalter Andrade, bispo de Floriano, Dom Francisco de Assis Gabriel dos santos, bispo de Campo Maior, Dom Alfredo Schaffler, bispo emérito de Parnaíba, Dom Marcos Antonio Tavoni, o bispo de Bom Jesus, presidiu a celebração que ainda contou com dezenas de padres da diocese, além de caravanas das cidades do extremo sul: Cristalândia, Barreiras do Piauí, São Gonçalo, Gilbués, Corrente, Monte Alegre, Redenção do Gurguéia, Sebastião Barros, Riacho Frio, Palmeira do Piauí, Cristino Castro, Parnaguá, Santa Filomena, Currais, Alvorada do Gurguéia, São Raimundo Nonato, Santa Luz, Pov. Cajazeiras e Eugenópolis.
A arquidiocese de Bom Jesus, presbíteros, religiosos, seminaristas, padres e fiéis juntamente com o Bispo Dom Marcos Tavone, ofereceram a Deus a nova face da vida de Dom Ramóm. Assim como os fiéis, Dom Marcos se emocionou durante a celebração.
Após a cerimônia, o corpo do Dom Ramóm foi carregado pelos padres e sepultado ao lado da sepultura do Bispo Dom José Vázques Diaz, na Catedral em um espaço reservado aos Bispos.

HISTÓRIA:

Dom Ramón López nasceu em Sarria, na Espanha, no dia 31 de agosto de 1937. A ordenação presbiteral aconteceu em 10 de abril de 1960 e sua Ordenação Episcopal aconteceu em 27 de maio de 1979 em Roma, na Itália.
Dom Ramón chegou em Bom Jesus com os padres Alfredo e Criostóbal no dia 03 de março de 1967. Veio para integrar a casa de Corrente, mas Dom José, percebendo que lhe poderia ser mais útil, o destinou a Bom Jesus em 1969, para cuidar do Seminário Diocesano. Em 20/05/1969 foi nomeado Vigário Cooperador.
Dom Ramón foi então escolhido pelo Papa João Paulo II para ser o sucessor de Dom José Vasquez Diaz na Diocese de Bom Jesus-PI.
Atuou como Bispo Auxiliar na Diocese de Bom Jesus de 1979 a 1989 (10 anos) e como Bispo Diocesano de 1989 a 2014 (25 anos). Escolheu como Lema Episcopal: “Servire Non Serviri”.
Dom Ramón López Carrozas deu um impulso a Diocese nas Pastorais, promovendo reuniões e encontros de leigos e padres, grandes celebrações nas datas mais destacadas da Diocese. Hoje são 22 Paróquias todas providas de Párocos.

NOTA DE CONDOLÊNCIA:

A Diocese de Parnaíba, Secretário Geral da CNBB de Brasíla, Regional Nordeste da CNBB, enviaram nota de pesar pela morte de Dom Ramóm. As mensagens foram lidas no início da missa.
Fonte: Portal Ponto X



A missa foi transmitida ao vivo pelo youtube e Facebook pela empresa J.F.Stúdio: Veja a seguir.


Comentários