CERRADOS PIAUIENSES, SERRA DO QUILOMBO

É incrível como os cerrados piauienses é gigantesco, e fica bem próximo da cidade de Redenção do Gurgueia. A grandiosidade dos cerrados piauienses, faz do Sul do Piaui, a última fronteira agrícola do Brasil, e alavanca o desenvolvimento do Sul do Estado do Piauí.


Foto: Gedson Novaes de Carvalho
A esquerda proprietário Eduardo Barcellas, e a direita professor Walbert, professor Anfrísio e o professor Gedilson

É possível notar que a soja tem um valor imenso e tem um papel fundamental neste processo. O cerrado do Piauí comporta vários municípios do Sul do Piaui, como Bom Jesus, Redenção do Gurgueia, Gilbués, Monte Alegre, Santa Filomena, Palmeiras, Uruçuí, Baixa Grande do Ribeira, e outros.


Foto: Gedson Novaes de Carvalho
Ao meio Eduardo Barcellas agricultor e representantes de Multinacional


A cidade de Bom Jesus já se tornou o principal ciclo comercial na zona dos cerrados por está mais bem localizada geograficamente, com as linhas rodoviárias.

Numa excursão um grupo de quatro amigos, professores da cidade de Redenção do Gurgueia, resolveram subir a serra ao seu topo a 600 metros de altitude e visualizamos grandes projetos de grãos, desbravados pelos agricultores do sul do país.


Tivemos na propriedade dos Senhores Nelcí BarcellasEduardo Barcellas, intitulada de Fazenda Nossa Senhora de Fátima. O Senhor Eduardo Barcelas, muito experiente no ramo da agricultura mecanizada, nos deu uma aula, de como funciona a agricultura mecanizada desde a preparação do solo, ao plantio e a colheita. Desde a aplicação de produtos químicos para matar as gramíneas, até a aplicação de inseticidas, para manter a soja saudável. Segundo o proprietário Eduardo Barcellas, a soja tem um ciclo de 90 a 120 dias, desde o plantio até a colheita. 


Foto: Gedilson Novaes de Carvalho
Cilo armazenamento de Grãos

A mesma fazenda, já tem uma extensão no município de Redenção do Gurgueia, na localidade Estiva, onde já são trabalhados mais de 400 hectares, entre feijão, milho e soja. 


Fazenda Nossa Senhora de Fátima - Extensão Estiva, Redenção do Gurgueia-PI

Os cerrados do Sul do Piaui, estão atraindo muitos investidores estrangeiros, através de multinacionais, que estão instalando empresas nos cerrados piauienses. 

A BUNGE ALIMENTOS, uma multinacional, fica localizada a 40 km da BR-135, a 65 km da cidade de Redenção do Gurgueia e 75 km da cidade de Bom Jesus.

BUNGE EM BOM JESUS
 


VEJA MAIS FOTOS:




Professor Anfrísio subida da serra do quilombo

Professor Anfrísio subida da serra do quilombo

Professor Walbert subida da serra do quilombo

Professor Walbert subida da serra do quilombo

Professor Gedilson Novaes de Carvalho subida da serra do quilombo

Professor Gedilson Novaes de Carvalho subida da serra do quilombo





professor Anfrísio mostrando a planta da soja


Eduardo Barcellas mostrando a nascimento da soja após o plantio

Área com a soja na segunda folha e início da terceira




Cilo e armazém de grãos

Plantadeira de grãos




Cilo para armazenamento de grãos

Cilo para armazenamento de grãos





Pulverizando a plantação de soja






Comentários

Anônimo disse…
Realmente muito massa, os cerrados do Piaui, muito rico. Parabéns pela sua postagem.
Anônimo disse…
Isso precisa realmente ser divulgado, pois a agricultura movimenta o mercado, a família Barcella estão de parabéns juntamente com a equipe de Redenção do Gurguéia, que contribuíram para postagem das imagens
Anônimo disse…
Parabens Professor Gedilson pela iniciativa sua e de seus colegas de virem até a Serra do Quilombo para conhecer um pouco mais desse sul do estado do Piauí tão rico como ele é. Com certeza eu e meu pai estaremos sempre com as portas abertas para recebermos as pessoas que quiserem conhecer um pouco mais dessa nossa atividade tão importante a nivel global. Forte abraço e muita saude, parabens tambem pelo blog. O Professor Gedilson hoje ganhou mais um frequentador desse blog. Eduardo Barsella
Obrigado a todos os comentários postados aqui. Obrigado ainda, ao comentário do nobre amigo Eduardo Barcellas, agricultor experiente que também contribui para o enriquecimento do Sul do Piaui. Parabéns a todos vocês pelo brilhante trabalho que desenvolveram ao londo dos anos em terras piauienses.
Viviane de Sena Santos disse…
Gostei do que vi aqui neste blog, pois o Sul do Piaui, realmente impressiona a todos nós com esses grandes projetos de grãos.
Gildeon disse…
Nossa ainda vou conhecer os cerrados piauienses, moro aqui em Redenção bem pertinho e ainda não conheço. Mas vou subir a serra também em breve.
Este comentário foi removido pelo autor.
Glecia disse…
Eu fiquei observando aqui, pelas imagens, como é bonito isso aqui no Piaui. Acho que muita gente ainda não tem ideia do que acontece em cima da serra. Eu não conheço, mas, realmente fiquei impressionada a ponto de conhecer.
Francisco Nogueira disse…
Belas imagens dos cerrados, isso é fantástico. O Sul do Piaui é muito rico e precisa ser mesmo divulgado cada vez mais.
Bruno disse…
Preciso ir na Serra do Quilombo para constatar essa beleza de produção. Muito bonito, valeu Gedilson pela publicação. Parabéns