GRANDE VAQUEJADA EM REDENÇÃO DO GURGUÉIA, ACONTECEU NAS INSTALAÇÕES DO GRANDIOSO "PARQUE DE VAQUEJA JOSÉ WILSON MARTINS", EM INAUGURAÇÃO NESTE DIA 20 DE AGOSTO
Os festejos de Redenção do Gurguéia, neste ano de 2011, aconteceram vários eventos grandiosos, na oportunidade dos festejos do Senhor Bom Jesus da Lapa, padroeiro da cidade. É sabido por toda a população redencense, como eram em tempos passados, a tradição do dia 18 de agosto, oitava noite de novena, dedicado aos vaqueiros da cidade. Sabe-se que naquelas épocas, mais precisamente nos anos 80 e 90, o municipío de Redenção do Gurguéia, acontecia, exatamente no dia 18 de agosto, as corridas de cavalo e montaria de mourão, cultura que era praticada pelos valentes vaqueiros da cidade e região.
E observa-se, que de fato, aquelas épocas, o dia mais esperado dos festejos do Senhor Bom Jesus da Lapa, era o dia 18 de agosto, devido ao grandioso evento dos vaqueiros, onde sabe-se, era um dia muito movimentado na cidade, desde a manhã até a noite. Com o tempo, aquele dia tradicional do festejo de Redenção do Gurguéia, foi perdendo força, e aquela cultura foi-se acabando. Durante muitos anos, os festejos do Senhor Bom Jesus da Lapa, já estava sendo desacreditado por muitos, com relação aos eventos tradicionais como os eventos das corridas de cavalo e vaquejada.
No entanto, de alguns anos para cá, observa-se, que um grande atrativo, para os festejos, foram os grandes swous de bandas famosas, de tal forma, a sustentar o foco, dos eventos mundanos em face dos festejos religioso do padroeiro da cidade o "Senhor Bom Jesus da Lapa". A partir da década de 2000, esses grandes swous, tomaram partida como as festas mais esperadas do festejos, e tais eventos, começaram no antigo club, Buritizinho, convertida em Casa de Swou "Buritizinho Popular".
Sabe-se, também, que aquelas épocas passadas, os grandes eventos festivos, do festejo, eram duas festas, que predominavam ano após ano, entre os dois maiores clubes da época, no Clube Centro Social e Clube Buritizinho. Onde duas bandas continuamente mantinham o monopólio das festas dos festejos. Mas, nos dias de hoje, percebe-se, o quanto, esse quadro mudou.
A cultura vaquerama, começa novamente a ganhar força, no festejo do Senhor Bom Jesus da Lapa, com a coragem e a bravura de dois homens, que idealizaram e criaram um dos maiores Parques de Vaquejada do Sul do Piauí, na cidade de Redenção do Gurguéia, um espaço amplamente propício e acessível á população para prestigiar uma das culturas mais tradicionais da cultura nordestina, que é a grande vaquejada.
Um grandioso e admirado Parque de Vaquejada, intitulado "Parque de Vaquejada José Wilson Martins", nome este, do proprietário do Parque, o tabelião de cartório o senhor José Wilson Martins do Lago. Um grandioso empreendimento, na cidade de Redenção do Gurguéia, que contou com o espírito empreendedor do senhor José Wilson, juntamente com a coragem e bravura, do Técnico Agrícola o senhor conhecido como Zome, que de acordo o seu conhecimento, na área de vaquejada, conhecimento técnico, e também por suas andanças nas vaquejadas Piauí a fora.
A grande vaquejada aconteceu no dia 20 de agosto de 2011, na cidade de Redeñção do Gurguéia, e já é chamado por muitos como um dos maiores eventos festivos do festejo do Senhor Bom Jesus da Lapa, que atraiu um grande número de pessoas de fora, causando assim, uma grande admiração da população local e também das pessoas de fora.
Com isso, pode-se dizer, que, uma cultura que estava perdida, começa a se ressurgir, e diga-se de passagem, com muita força. Pois um evento do porte, da vaquejada, onde reuni-se um grande número de vaqueiros da região, para a derriba do boi, fazendo-se um grande espetáculo para a admiração do público.
Um grandioso evento, que contou com uma premiação de 12.000 R$ (doze mil reais), somando-se as categorias amador e profissional.
Portanto, a cidade de Redenção do Gurguéia, entra para a história, das grandes vaquejadas piauienses, de grande repercussão regional, e assim, colocando a cidade, como um grande atrativo turistico na área agropecuarista, nos festejos do Senhor Bom Jesus da Lapa, gerando assim, incremento na economia local, divulgação municipalista, e despertando interesses de investidores de fora, que se impressionam pela grandiosidade do evento da vaquejada.
Comentários