Atualizada às 10h30
O governador Wellington Dias (PT) anunciou agora há pouco, nas redes sociais, que o Piauí vai receber mais 65.860 mil doses de vacinas do Ministério da Saúde, sendo 56.500 da AstraZeneca e 9.360 da Pfizer. As vacinas serão destinadas para a aplicação da primeira dose.
A previsão é do lote com as vacinas da AstraZeneca chegarem ao aeroporto de Teresina às 12h15 desta quarta-feira (30) e o lote da Pfizer chegar na quinta (1º) às 15h30.
De acordo com o governador, as vacinas serão destruídas aos municípios logo após a conferência das doses pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesapi).
O secretário de Estado da Saúde, Florentino Neto, acrescenta que "tão logo estejamos com todas as entregas por parte do Ministério concluídas esta semana, iniciaremos o envio para as regionais de saúde para que os municípios façam as retiradas e iniciem sua vacinação”.
A Sesapi detalha que "as vacinas serão utilizadas para a primeira dose e serão divididas de acordo com a resolução da Comissão Intergestora Bipartite, onde ficou decidido que todas as vacinas, de primeira dose, que chegarem ao estado serão divididas da seguinte maneira: 50% para a população em geral de 18 a 59 anos, não contempladas nos demais grupos, 30% para pessoas com comorbidades, deficiência permanente, gestantes e puérperas com comorbidades e também para 20% dos serviços essenciais escolhidos pelos conselhos municipais de saúde".
Florentino Neto ressalta que o Governo do Piauí trabalha para acelerar a imunização dos piauienses. "Por isso, pedimos a colaboração dos municípios para que vacinem e realizem o cadastro nos sistemas e (a colaboração) da população que procure os postos de saúde no dia de sua vacinação e retorne quando estabelecida a data do retorno para a segunda dose, que é de suma importância para o seu ciclo vacinal ser completo”.
No início de junho, uma decisão da Comissão Intergestores Bipartite (CIB) determinou que pelo menos 50% das vacinas contra a Covid-19 que chegarem ao Piauí serão destinadas para o público em geral. O restante seria dividido entre grupos prioritários. Ao contrário de outras cidades, Miguel Alves optou por vacinar apenas por faixa etária e já vacina a população de 38 anos ou mais.
Segundo os dados do Vacinômetro da Sesapi, o Piauí já aplicou 974.830 vacinas de primeira dose e 339.612 de segundas doses, e receberam a vacina da Jassen, que só precisa de uma dose para completar o ciclo de imunização, 1.487 piauienses. O Piauí já conta com 10,35% de sua população totalmente imunizada contra a Covid-19.
Fonte: Sesapi
Foto: Governo do Piauí/Roberta Aline
Fonte: Cidadeverde.com
Aguarde mais informações
Carlienne Carpaso
carliene@cidadeverde.com
Comentários