O auto posto Campos Verdes, bandeirado pela Shell, localizado na cidade de Redenção do Gurguéia-PI, na saída para a cidade de Curimatá-PI, nas margens da PI-257, foi ponto de apoio para um casal de viajantes pelo mundo. Conversamos com o casal, e os dois falam português perfeitamente.
Nosso amigo professor Walbert Pessoa nos apresentou o casal Marco Cid e Hélène Berçon, Chileno e Francesa respectivamente, que acamparam na cidade de Redenção do Gurguéia, na tarde de sábado (03/11/2018), com uma combis caracterizada. O casal de estrangeiros se conheceram no Equador, na América do Sul. Segundo o casal, eles saíram da capital do Chile Santiago ainda por volta do mês do março de 2017, e entraram no Brasil através da fronteira com o Paraná, na cidade de Foz do Iguaçu.
Segundo Hélène Berçon, da cidade de Foz do Iguaçu, adentraram Brasil adentro, sempre através do litoral, perfazendo um percurso até chegar ao Estado do Piauí, passando pelos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia, Sergipe, Alagoas, Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará e Piauí.
Segundo Marco Cid, as viagens são sempre pelo litoral no caminho das praias, já que os dois são surfistas também, e poucas vezes, adentram ao interior dos Estados. As paradas são de preferência em cidades pequenas, sem muitos movimentos, inclusive param em povoados também.
O casal estrangeiro, viagem com mapas de rotas, e passaram na cidade de Redenção do Gurguéia, porque a cidade está na rota do próximo destino do casal, que é a Chapada dos Veadeiros no estado do Goiás.
Ainda irão permanecer em viagem pelo Brasil, por um período de um mês, tempo determinado para cruzar a fronteira do Brasil com a Bolívia, de onde voltarão para a capital do Chile Santiago, para recarregar as energias, ver familiares, galgar recursos para outras excursões pelo mundo, em outros países.
É a primeira vez, que o casal viaja com uma combis caracterizada, outras excursões anteriores pelo mundo, o casal fez de mochilas nas costas mesmo.
Segundo Marco Cid, ele saiu do Chile pela primeira vez, a sete anos atrás, viajou pelo mundo, disse que conhece a Alemanha, a França, e outros países, e conheceu a Hélène Berçon já no Equador, aqui na América do Sul, quando sua parceira, também estava em excursão pelo mundo, ela que é francesa.
Comentários
Att,
Walbert Pessoa