REDENÇÃO: Moradores da região do São José, registram forte enchente no riacho grande e cobram solução das autoridades


Moradores da região do povoado São José, registram o momento de uma grande enchente no Riacho Grande, com o período chuvoso intenso no município de Redenção do Gurguéia-PI. Moradores reclamam das autoridades do município, que nunca acharam uma solução concreta para o problema que já perdura por muitos anos.

Antigamente essa passagem do Riacho Grande no sentido do povoado São José, existia uma ponte de madeira, que servia de travessia para os moradores da região em períodos das chuvas. No entanto com o passar dos anos, e com as fortes enchentes do riacho, a ponte de madeira não suportou e foi carregada pelas cheias.

Mais recentemente, ainda na gestão do ex-prefeito Moaci da Rocha Amorim, lá por volta do ano de 2012, foi firmado um convênio entre a Prefeitura do município e a CODEVASF, com recursos na ordem de R$ 100.000 (cem mil reais), para a construção de uma passagem molhada, onde se acreditava que resolveria o problema.


As obras da passagem molhada começaram, na época, e moradores da região já alertava os construtores da obra, aos engenheiros, que na forma que estava sendo feito, o serviço seria perdido, porque os moradores alegavam que conheciam a força da correnteza das fortes enchentes no Riacho Grande. E os construtores não fizeram conta, e continuaram com a obra.


O fato, é que, a obra da passagem molhada foi feita, uma grande barra de concreto com pequenos boeiros, e o resultado é que ela não durou muito tempo, e as fortes enchentes destruíram a passagem molhada, e hoje o que resta dela, são um montão de ruínas, no meio do leito do riacho, e criando transtornos para os moradores da região no período chuvoso.

Imagem de ruínas passagem molhada do São José

Imagem de ruínas passagem molhada do São José

Moradores reclamam, que estão ficando ilhados, por conta das chuvas na região, e o monte de ruínas de concreto da passagem molhada no meio do riacho, está servindo de represa para o acúmulo de água, e assim dificultando o livre acesso aos moradores da região.
Os moradores da região, sonham com uma ponte firme de concreto com bases sólidas, onde só assim, os transtornos vividos pelos moradores, teriam um fim. 

Mas eles já estão desacreditados das autoridades do município, que nunca se atentam para esse descaso da região do São José. 




Comentários