REDENÇÃO: Entenda o histórico sonhador de asfalto na cidade

Histórico de Pavimentação Asfáltica na zona urbana de Redenção do Gurguéia
Avenida sendo asfaltada 2018
Já no ano de 1998, quando a então prefeita Maria Elita Tavares, estava a frente da gestão municipal do município de Redenção do Gurguéia-PI, e naquela oportunidade o governo do Estado do Piauí, através do então governador Mão Santa, realizava serviço de pavimentação asfáltica no trecho de 84 KM, que liga os municípios de Redenção do Gurguéia e Curimatá.
Segundo informações da ex-prefeita Maria Elita Tavares, naquela oportunidade, a prefeitura de Redenção do Gurguéia, havia feito uma negociação com a empresa para converter os impostos do ISS (Imposto Sobre Serviços), que pegava os serviços no trecho que compreende o município de Redenção do Gurguéia, e que esses impostos fossem convertidos em obras para a cidade.
A ex-prefeita, informou que, já naquela época também era um sonho dela que a principal Avenida da cidade, Álvaro Mendes fosse asfaltada, então solicitou da empresa que convertesse os impostos, asfaltando a Avenida. A empresa na época, viu que não era possível asfaltar a Avenida, porque era muito grande, e os impostos convertidos, não eram suficientes para concluir a obra.
Então nesse caso, a ex-prefeita pediu a empresa, que fizesse o serviço na Rua Marechal Rondon, em frente ao Colégio e ao Centro Social. No entanto, a empresa fez apenas um serviço de tarraplanagem com óleo queimado.

Já no ano de 2012, 14 anos depois, último ano do quarto mandato do ex-prefeito Moaci da Rocha, um filho de Redenção do Gurguéia, também sonhador, o pretenso candidato a prefeito, o empresário Delano Parente, que tinha toda uma influência com o então governo do Estado na época, o senhor Wilson Martins, havia conseguido junto ao governo, o asfaltamento da Avenida Álvaro Mendes e da Rua Getúlio Vargas, no centro da cidade. 
Na época, a empresa que havia ganhado a licitação para a execução da obra em Redenção do Gurguéia, esteve na cidade naquela oportunidade, e surgiram boatos por toda a cidade, e reclamações da população na Rádio Local, que o gestor municipal havia negado o Alvará para que a empresa realizasse o serviço nas ruas. 
O fato é que, infelizmente as principais ruas da cidade: Av. Álvaro Mendes e Rua Getulio Vargas que deveriam já estar prontas desde o ano de 2012 não foi realizada a obra por conta de uma ação judicial impetrada por um grupo político atualmente no Poder que impediu a execução da obra e a licitação inspirou.
Já no ano de 2014, o então prefeito Delano Parente, que havia ganhado as eleições no ano de 2012, e junto a sua gestão, também estava o governo do Estado do Piauí, o ex-governador Zé Filho.

Naquela oportunidade existia o Programa Mobilidade Urbana do governo, que a meta era asfaltar mais de 50 cidades do Estado do Piauí, e o ex-prefeito Delano Parente, com sua influência, havia conseguido junto a este Programa do governo, o asfaltamento de várias ruas da cidade de Redenção do Gurguéia.

As ruas que seriam asfaltadas: Rua São José, Paraguai, Rua Marechal Rondon, Rua Nova, Rua do Ferreiro, Rua Francisco Nogueira, Rua São João, um trecho da Rua Baiana, Av. Gurguéia e Rua da Rodoviária. Infelizmente naquela oportunidade as principais ruas da cidade: Av. Álvaro Mendes e Rua Getulio Vargas que deveriam já estar prontas deste o ano de 2012 não foram unclusas

Na época o ex-prefeito Delano Parente, informou que para o asfaltamento dessas duas vias seria necessário um novo projeto ou emenda (orçamento) para a realização daquele serviço. 

Desta vez, até que a obra iniciou, por parte da Avenida Álvaro Mendes, asfaltou grande parte da Rua do Ferreiro e parte da Rua São José, e a obra foi suspensa por motivos desconhecidos. 
Crédito: imagem do Portal Meio Norte

Crédito: imagem do Portal Meio Norte

Crédito: imagem do Portal Meio Norte

Crédito: imagem do Portal Meio Norte

Crédito: imagem do Portal Meio Norte
Atualmente quem está a frente da gestão municipal do município de Redenção do Gurgueía-PI, é o prefeito Ângelo Sena, que por ironia do destino, conseguiu junto ao governo do Estado, o asfaltamento das referidas ruas, que outrora foram impedidas de serem asfaltadas por impetração judicial de proibição, de uma coligação a qual era o candidato majoritário. 
Iniciou neste dia 09 de março de 2018, o asfaltamento da Avenida Álvaro Mendes e Rua Getúlio Vargas no centro da cidade, uma obra do governo do Estado, solicitada pelo preito atual do município.
Asfalto dentro das cidades é símbolo de um ambiente urbano moderno, todo benefício que chega a esta pobre e tão sofrida cidade é bem vindo para toda coletividade. Nós cidadãos redencenses nos alegramos com o benefício que chega no dia de hoje, assim como nos alegramos aos benefícios que chegaram no dia de ontem.
A antiga cidade de Babilônia, que é citada na Bíblia várias vezes, que inclusive se cumpriu a profecia de que ela se tornaria um Monte de ruínas, a mais de 2500 anos ela já tinha mais de 100 mil habitantes segundo estimativas. E lá nesse passado remoto da história da humanidade, a Babilônia já era uma cidade altamente moderna para a época, uma cidade que despertava a admiração de outras nações do mundo e os viajantes que por ela passava. Já naquela época, a principal rua de Babilônia tinha pavimentação que representava um ambiente urbano totalmente moderno aquela cidade que dominava o mundo. A pavimentação era com revestimentos da época. Então, partindo deste princípio da urbanização remota na humanidade, é que nossa pobre e pequenina Redenção do Gurguéia-PI, recebamos esses benefícios que mudam para melhor o aspecto urbano da cidade, com bons olhos.
Crédito: imagem do facebook

Crédito: imagem do facebook

Crédito: imagem do facebook

Crédito: imagem do facebook

Crédito: imagem do facebook

Crédito: imagem do facebook

Crédito: imagem do facebook
Fonte: Blog Rede Web Gurguéia


Comentários