Primeira capital do Piauí e décima cidade mais antiga do Brasil comemora 300 anos de emancipação política
Nesta terça-feira, 26, Oeiras completa 300 anos de emancipação política. Isso mesmo, em 2017, o primeiro rincão do Piauí é tricentenária. Dados históricos relevam a cidade de Oeiras como a 10ª cidade mais antiga do Brasil.
Segundo o último censo do IBGE, a cidade de Oeiras possui uma população de 35.646 habitantes e ocupa o posto de décima sexta economia do estado.
Erguida há mais de três séculos, a cidade de Oeiras se desenvolveu ao redor da matriz de Nossa Senhora da Vitória. Inicialmente foi conhecida como Vila da Mocha, por estar localizada às margens do riacho Mocha.
A evolução do povoado é grande e em 1712 a Mocha se torna vila por ordem do rei D João V. Em 1718 o Piauí é desmembrado da capitania do Maranhão e se torna independente. A ordem do rei é para que se instale a capital na Vila da Mocha. O decreto só vem a ser cumprido em 1759 quando chega o primeiro governador João Pereira Caldas. Mas só em 1761, dois anos após se tornar capital é que a Vila da Mocha é elevada a categoria de cidade com o nome de Oeiras, em homenagem ao ministro português Sebastião José de Carvalho Melo então conde de Oeiras e futuro Marques de Pombal.
Segundo o dicionário onomástico etimológico de língua portuguesa, Oeiras pode vir do latino aurarias, acusativo plural de auraria, "de ouro, esp. mina de ouro". Deste modo, o nome de Oeiras leva-nos a aproximar a fundação da povoação a eventuais atividades auríferas no local.
Segundo o dicionário onomástico etimológico de língua portuguesa, Oeiras pode vir do latino aurarias, acusativo plural de auraria, "de ouro, esp. mina de ouro". Deste modo, o nome de Oeiras leva-nos a aproximar a fundação da povoação a eventuais atividades auríferas no local.
Oeiras é hoje um importante polo cultural do Piauí, sua diversidade é extensa e importante para o estado. Foi tombada pelo IPHAN no ano de 2012 como patrimônio cultural nacional, se assim reconhecida sua importância cultural no cenário piauiense e brasileiro.
A cidade é considerada um ponto de peregrinação de fiéis em diversas datas religiosas. A tradicional Semana Santa, maior festa religiosa da região, atrai pessoas de várias regiões do Piauí. A Procissão de Bom Jesus do Passos, a Procissão do Fogaréu e a Descida da Cruz são uns dos mais significativos eventos da Primeira Capital piauiense.
Oeiras esta situada mais precisamente na menor região do sudeste piauiense, na microrregião de Picos. Por ter sido a primeira capital sua localização é estratégica, no centro do estado.
Durante todo este ano várias atividades e eventos culturais foram realizados em comemoração aos 300 anos de emancipação política de Oeiras.
Fonte: Folha de Oeiras
Fotos IPHAN
Redação|Folhadeoeiras
Comentários