Há sete anos, a empresária Eronilda Mendes de Araújo, realiza a ação social Natal Legal, no bairro Vila da Paz, na zona Sul de Teresina. A carreata com a presença do Papai Noel e distribuição dos brinquedos pelas ruas do bairro acontece na antevéspera do Natal e se encerra com um grande lanche oferecido para comunidade. A ação social já virou tradição para os moradores e beneficia uma média de 800 crianças a cada edição.
Atualmente, Dona Eronilda conta com a ajuda de amigos e parceiros, mas no inicio teve a iniciativa sozinha para realizar essa ação, vestiu seu pai de Papai Noel e distribuiu cerca de 200 brinquedos pelas ruas do bairro para crianças carentes. Nos anos seguintes, a ação foi crescendo e ganhando mais voluntários mesmo sem ter nenhum tipo de divulgação, apenas a partir do desejo de pessoas solidárias de coração justo e com o desejo de fazer o bem.
"Como tenho uma loja no bairro há 22 anos, via que tinha mães que compravam presentes para seus filhos, mas via também que muitas não tinham condições de comprar nada. Então, sentia aquela carência das crianças, de chegar o Natal e não receber nenhuma lembrança, por isso decidir fazer esse trabalho e com essa ideia a gente pôde deixar muita criança feliz", conta.
Durante os três primeiros anos do projeto, o pai de Eronilda Mendes representou o Papai Noel, mas foi acometido por um câncer e veio a faleceu. Agora seu filho, Leonardo Mendes, é quem se veste com as roupas características do bom velhinho e faz a alegria de centenas de meninos e meninas do bairro. "Vejo aqui crianças que nunca tiveram a oportunidade de ir no shopping ver e tirar foto com o Papai Noel, por isso faço questão de colocar um trono e preparar um local especial para essas crianças tiraram fotos e para eles aquilo é a maior alegria do mundo", destacou.
A ação cresce a cada ano e conta com parceiros e voluntários, que doam desde lanches, brinquedos, dinheiro e que se juntam para promover o bem e proporcionar assim uma experiência de Natal especial para crianças e famílias que muitas vezes não teriam condições de celebrar a data com seu verdadeiro significado, que é o amor ao próximo. Todos os envolvidos têm o desejo de promover mais humanidade, paz de espírito e solidariedade.
“Me sinto muito feliz e o que mais me deixa feliz é ver a união de todo mundo, porque não é só eu, são muitas pessoas, meus vizinhos, meus companheiros de loja. Nós nos mobilizamos, recebemos doações de brinquedos, as pessoas vêm ajudar, servir os lanches, isso para mim é motivo de muita felicidade. Dezembro é um período muito difícil para mim, muita movimentação na loja, viagens, mas não consigo deixar de organizar essa ação, porque é muito gratificante ver o sorrido das crianças recebendo aquele brinquedo”, finalizou.
Fonte: Portal Meio Norte
Comentários