Segundo a história, percebe-se, que a Semana Santa, originou-se, pela morte e ressurreição de Cristo, desde a época, em que, Jesus Cristo, esteve na Terra para que se cumprisse a promessa de Deus. Por isso, que de acordo a história, a Semana Santa, é celebrada principalmente pelos católicos, por ocasião da paixão de Cristo.
De acordo os ensinamentos de Jesus Cristo, ele não aceitava o tipo de vida, que o seu povo levava, a alta cobrança de impostos pelo governo, e riquezas extremas para uns e miséria de outros. Segunda conta a Bíblia Sagrada, quando Jesus Cristo chegou a Jerusalém, logo a população viu em Jesus, que ele era o Messias enviado por Deus, o Rei. No entanto, os romanos como eram os dominantes da época, o grande império, não acreditavam que Jesus, era filho de Deus, e daí em diante, duvidaram de seus sábios ensinamentos, de sua missão para salvar a humanidade, e no fim, passaram a persegui-lo, até consumar o que já era determinado por Deus, resultando assim, na morte e ressurreição de Jesus Cristo.
Com este pequeno e simples relato, de como originou a tão famosa Semana Santa, nos atentamos para a cidade de Redenção do Gurguéia, em se tratando de comemoração da Semana Santa. Sempre as programações, partem da Igreja Católica, que estima a Semana Santa, como uma semana diferente das outras. Segundo os católicos, uma Semana que relembra a morte e ressurreição de Jesus Cristo.
Se adentrarmos na história, da Semana Santa em Redenção do Gurguéia, logo percebemos, que em tempos passados, as tradições locais, comemoradas em função deste período, eram bastante significativas, muito forte na cidade de Redenção do Gurguéia, principalmente no Bairro Planaltina.
As tradições da Semana Santa em nossa cidade, as quais refiro aqui, são: jejum, brincadeiras de bingo, jogos de vários níveis, quintas, caretas, judas, pau de sebo, e outros. Em Redenção do Gurguéia, é sabido por a população, que estas tradições, eram realmente vividas nesta época. O Bairro Planaltina, nos dias grandes, como é conhecido, quarta-feira, quinta-feira e sexta-feira, se transformava, em uma grande multidão de pessoas, de vários lugares, dos interiores, e todas as partes da cidade, para viver o momento tradicional da Semana Santa, que hoje, afirmamos, que já perdeu a sua grande força.
Mas, mesmo assim, com as tradições locais enfraquecidas, principalmente do Bairro Planaltina, mas, muitas pessoas da cidade, recorrem para passar este período nas localidades rurais do município, onde ainda existe com menos proporção do que era antes, algum tipo de tradição, como pau de sebo, quinta e etc.
Uma localidade, que se destaca, nesta modalidade de comemoração tradicional, com o intuito de resgatá-la, é a localidade Brejinho, que todos os anos, realiza grande parte destas tradições, chamando a atenção de muita gente da cidade. O evento nesta localidade, é realizado na Fazenda do senhor Natal Maia, com a organização de familiares e vizinhos.
Comentários