Num estudo profundo sobre a EJA (Educação de Jovem e
Adultos), percebe-se que a sua origem remonta desde o processo de colonização
do Brasil, quando chegados em terras brasileiras, os padres ”jesuítas”, ainda
por volta do ano de 1549. No entanto, na história é perceptível a investida dos
padres jesuítas, à educação através da catequização e instrução dos adultos e
adolescentes tanto dos nativos brasileiros quanto dos colonizadores.
No entanto, a aprovação do Decreto nº 19.513 de 25 de agosto do ano de 1945. A partir daí, percebe-se, que a educação de jovens e adultos no Brasil, foi muito intensificada através de várias campanhas no sentido de alfabetizar pessoas que passaram muito tempo perdido, sem acesso à educação para a sua instrução no período regular. Tais campanhas de mobilização como podemos citar: a Campanha de Educação de Adolescentes e Adultos – CEAA (1947), essa já no ano de 1947.
Nesse sentido, observa-se, então, que a educação de jovens e adultos, começa a sua expansão com o surgimento dos Fóruns, então, já a partir de 1997, a história da EJA passa a ser registrada num Boletim da Ação Educativa, que socializa uma agenda dos Fóruns e os relatórios dos ENEJAs. Desse modo, num período que vai de 1999 a 2000, então, os Fóruns passam a marcar presença nas audiências do Conselho Nacional de Educação para discutir as diretrizes curriculares para a EJA. Em alguns Estados, ainda, passaram a participar da elaboração das diretrizes estaduais e em alguns municípios, participaram da regulamentação municipal da EJA. Além disso, a Secretaria da Erradicação do Analfabetismo instituiu uma Comissão Nacional de Alfabetização e solicitou aos Fóruns uma representação. Os Fóruns, portanto, têm sido interlocutores da EJA no cenário nacional, contribuindo para a discussão e o aprofundamento do que seja a EJA no Brasil (SOARES, 2004).
Portanto, a EJA, tem uma história bonita, onde percebe-se, a grande politica de governo, no sentido de dar instrução e acesso à educação para pessoas que não tiveram a oportunidade de estudar num período regular, outros que estudaram em outras épocas e pelas circunstâncias da vida, pararam.
No município de Redenção do Gurguéia, já tem o sistema de ensino EJA, (Educação de Jovens e Adultos), e a Escola Petrônio Portela, onde funciona o EJA, pelo governo do Estado, foi produzido um belíssimo trabalho por professores e alunos daquela escola, um documentário com áudio e vídeo, retratando a origem da EJA, a sua história, contada através de um relato histórico pelo professor de história Walbert Pessoa. O vídeo é uma produção de professores e alunos do 3º ano da Unidade Escolar Petrônio Portela modalidade EJA.
É um documentário histórico baste interessante que desperta o interesse das pessoas em assistir, por ser uma produção riquíssima em informações narradas pela seguinte equipe que participou do documentário: professor de história Walbert, professora Jacilene, professora Wanderly, alunos: Wallacy, Gislane e Paulo César (Cesinha). No documentário, está exposto não só a origem da EJA, mas, também a origem do FUNK, uma verdadeira produção inteligente, que mostra a capacidade e o potencial dos professores e alunos de Redenção do Gurguéia-PI.
O documentário foi gravado nas cidades de Redenção do Gurguéia-PI e Bom Jesus-PI.
CONFIRAM O DOCUMENTÁRIO:
Este documentário está postado também no meu canal do Youtube. Acessa lá também e veja o documentário em tela cheia.
Em dois endereços do meu canal do meu canal do Youtube:
gedilsonification.
gedilsonificationify pesquisem no google.
Comentários