Meus caros e diletos internautas, é com imenso prazer que venho emitir opinião pessoal como conhecedor profundo da história do Brasil, sobre um dos temas de muita relevância para todos os setores da sociedade brasileira, que é a tão falada liberdade de expressão. Pois no país democrático, o qual vivemos, ainda de forma precária, a democracia uma ora e outra é arranhada quando há a desobediência dos princípios que regem a democracia.
Pois digo, com conhecimento de causa, que a liberdade de expressão é um direito que todo cidadão tem de exercer a sua cidadania, e a liberdade de expressão é sim, um direito de cidadania. Sem sombra de dúvidas, sim é bem verdade, que há limites democráticos, sabemos também que a democracia não é anarquia, até para falar, sem que seja, a priori, censura onde o senso comum também crê, como se configura um gesto ditatorial. E tudo que prejudique direitos humanos de um setor social.
A democracia no Estado brasileiro, jamais poderia ser banalizada, levando em consideração aos tempos em que este país, conforme a sua história, já passou por tantos regimes nefastos, e tantas lutas, para que o país, vivesse um momento da liberdade, tanto que ouve gritos e mais gritos de liberdade.
É obvio, que o sistema democrático, a liberdade de expressão, existem os direitos e os deveres dos cidadãos de exercerem a sua cidadania, mas, como bem sabemos, a ampla liberdade de expressão corresponde uma absoluta responsabilização das opiniões emitidas. No entanto, muitas vezes, equivocadamente só entende a liberdade de expressão em sua face direito de dizer, falar e agir como bem lhe aprouver, e que de repente, as suas palavras e atos quando recai sobre as suas responsabilidades, as vezes, significa sempre censura descabida.
Mesmo assim, diante de tudo isso, a liberdade de expressão, é a forma mais libertária de qualquer cidadão, falar o que pensa, emitir suas opiniões sobre e qualquer assunto que lhe convier, em determinados setores da sociedade, principalmente no meio político. A democracia, de acordo os seus princípios, nos dar todo direito de vivermos livremente em meio á sociedade, é um grande equívoco, daqueles que ainda, pensam e agem de forma contrária aos princípios democráticos.
Vejam o que disse a Excelentíssima presidente Dilma Rousseff, num discurso de 90 anos do jornal folha de São Paulo, ela disse: "a multiplicidade de pontos de vista, a abordagem investigativa e sem preconceitos dos grandes temas de interesse nacional constituem requisitos indispensáveis para o pleno usufruto da democracia, mesmo quando são irritantes, mesmo quando nos afetam, mesmo quando nos atingem. E o amadurecimento da consciência cívica da nossa sociedade faz com que nós tenhamos a obrigação de conviver de forma civilizada com as diferenças de opinião, de crença e de propostas" (FSP, 21.2.2011).
Vendo este brilhante discurso da nobre presidente Dilma, fico feliz, quando há pessoas do meio politico como ela, ter um discurso tão singelo e inteligente. Pois estas palavras proferidas pela presidente, é um discurso que vai de encontro á vivência do regime ou sistema democrático brasileiro. Em nenhum momento, destas palavras, ouve se quer uma menção de censura á liberdade de expressão dos cidadãos. Isso mostra uma mulher politica civilizada ao sistema democrático.
Por outro lado, já existem os políticos ditatoriais, que fazem politica e acham que podem governar ainda, pelos moldes dos resquícios ditatoriais, são os políticos coronéis, aqueles que acham que todo mundo deve benevolência e ajoelhar-se a seus pés. Que acham que a liberdade não é para ser vivida, e sim, abafada e reprimida. Estes são os políticos, que usam das formas mais atrocitáveis possíveis, que eles próprios se atropelam no lamaçal, por acharem que podem conciliar um sistema opressor em meio a um sistema democrático. Estes são os piores políticos da atualidade, os políticos suicidas, que colocam o próprio povo contra si mesmos.
Portanto, nobres leitores e internautas, esta é minha opinião pessoal, concernente a este tema, que achei por bem, compartilhar com todos vocês, afinal somos todos brasileiros, e por isso, todos nós vivemos neste gigante país democrático, onde a liberdade de expressão, ainda não se estabeleceu na sua plenitude. Mas, é preciso que todos nós tomemos consciência de que, somos libertos de viver a liberdade de expressão doa a quem doer.
Pois na cidade de Redenção do Gurguéia, onde moro, existem aqueles, os quais, odeiam a liberdade de expressão, porque as vezes, os cidadãos emitem as suas opiniões e muitas vezes se deparam com políticos desinformados que acham que o cidadão não pode falar, não pode exprimir os seus sentimentos, falar o que pensa sobre os acontecimentos, e quando os cidadãos se pronunciam principalmente em cobrança das ações de governo, isso causa muito incômodo principalmente nos bajuladores dos políticos.
Comentários