19 DE OUTUBRO DIA DO PIAUÍ


Redenção do Gurguéia-PI, 18 de outubro de 2011

19 DE OUTUBRO DIA DO PIAUI

Por Gedilson Novaes de Carvalho
Graduado: em História/UESPI
Graduando: em Matemática/UFPI/UAPI

Com base em textos relatos, onde os quais, contam a brilhante e maravilhosa história do impressionante Estado do Piaui, faço desta feita, homenagem e deferência ao Piauí, neste dia 19 de outubro de 2011.

A bandeira do nosso Estado do Piauí


Como professor de História, formado nesta área do conhecimento, digo com fundamento na História do Piaui, que esse Estado, é terra querida, filha do sol do Equador, neste dia 19 de outubro de 2011, completa-se 189 anos de sua independência. Um imenso Estado que fora desbravado através dos caminhos do sertão. Segundo o que nos diz a história, foi desbravado por dois homens, conhecidos como Domingos Jorge Velho e Domingos Afonso Mafrense, instalando fazendas de gado, cultivando a terra e criando currais, e dessa forma, desbravaram várias regiões sertão adentro.
No dia 19 de outubro, data histórica, onde se comemora o dia do Piaui, não se precisa relatar profundamente toda a sua bonita história, mas, é preciso frisar-se, que durante toda a sua trajetória, algo que se faz necessário, todos os redencenses e piauienses residentes e não residentes, orgulhar-nos nos aspectos geográficos e históricos que forma o Estado do Piaui:
A primeira Vila do Piauí foi criada a partir da instalação da fazenda de Cabrobó, às margens do Riacho Mochas, depois criou-se um povoado próximo, devido a lavoura e a criação de gado. Passou-se à condição de Vila da Mocha, e mais tarde elevou-se à condição de cidade, sendo a primeira cidade do Piauí, com o nome de Oeiras, e devido o seu progresso se tornando importante centro, em relação ás outras regiões após a independência passou a ser a primeira capital do Estado do Piauí.


cidade de Oeiras


imóvel histórico


Vejamos agora, algumas vilas, que foram criadas no Piaui, e que depois passaram à condição de cidades: Parnaguá, Jerumenha, Campo Maior, São João da Parnaíba (atual cidade de Parnaíba), Marvão (atual Castelo do Piuaí) e Valença.
De fato, a independência do Piaui, teve sua proclamação no dia 19 de outubro de 1822, na cidade da Parnaíba, pelos homens, Simplício Dias da Silva, João Cândido de Deus e Silva, Domingos Dias e outros. De acordo relato histórico, ainda assim, D. Pedro I ficou aclamado Imperador Constitucional. No entanto, o domínio Português, permaneceu até o dia 24 de janeiro de 1823, até o brigadeiro Manoel de Sousa Martins, declarar o Estado independente em Oeiras.
Como Oeiras era a primeira capital do Piaui, depois de todo um processo de independência, ainda assim, Oeiras havia crescido muito, por ter sido o centro mais importante da época. Mesmo assim, o acesso e a comunicação para aquela região já se tornava muito difícil. Daí por diante, nasceu a idéia, de mudança da capital, que segundo a história, isso era um sonho ainda colonial, para as margens do rio Poti e Parnaíba, pelos motivos de facilidade de acesso para o governo e o comércio.
Dessa idéia, criou-se uma Vila chamada de Potí, às margens do rio Parnaíba, depois a vila passou-se á condição de cidade, por nome de Teresina, em homenagem a Dona Teresa Cristina. Em função disso, e tempos adiante, elaborou-se um grande projeto, audacioso para a época, pois, estava sendo construída a primeira cidade planejada do Brasil, a nova capital do Piaui, no formato de um tabuleiro de um xadrez, com ruas e avenidas tracejadas de fora a fora. E sua instalação definitiva deu-se em 16 de agosto de 1852.

foto da Capital Teresina cortada pelo rio Poti.



ponte metálica de Teresina


Por tudo isso, devemos nos orgulhar, por morarmos em um Estado, geograficamente e historicamente únicos para todos nós com tantas belezas naturais e históricas.
O Parque Nacional Serra da Capivara em São Raimundo Nonato, é o maior complexo geológico e pré-histórico do mundo, onde estão registrados todos os vestígios dos nossos antepassados. Tudo isso, através dos grafismos e figuras rupestres fixados nas rochas, utensílios de pedra, e funerárias humanas que comprovam através do carbono 14, a existência do homem nas Américas há pelos menos 60 mil anos atrás. A grande desbravadora da Serra da Capivara foi a Drª Niede Guidon, paulista que se formou em arqueologia na França, e chegou a São Raimundo ainda nos anos 70.

Pedra Furada na Serra da Capivara

Pinturas rupestres

Aqui, onde moramos, nós temos o vale do Gurguéia, onde o município de Redenção do Gurguéia faz parte, sendo geograficamente o segundo vale mais fértil do mundo, e também um dos maiores lençóis freático do mundo, visivelmente comprovado com os poços jorrantes da cidade de Cristino Castro-PI.

Rio Gurguéia

Rio Gurguéia
Poço Violeta em Cristino Castro

Rio Gurguéia




Nessa mesma região do Piaui, temos os nossos cerrados piauienses, com um potencial agrícola, na produção de grãos e que, de certa forma, alavanca o desenvolvimento do Piaui. Segundo dados de pesquisa, os nossos cerrados são vistos por todo o Brasil, como a última fronteira agrícola do país.

produção de soja nos cerrados piauienses

colheita de soja

bovinos no cerrado

vista das serras

máquinas na colheita

bovinos no pasto


Ainda temos o litoral do Piaui, mesmo, um território curto, mas, tem uma visão grandiosa devida o espetacular aspecto geográfico, simbolizados pela Praia de Ataláia em Luís Correia, Praia Pedra do Sal em Parnaíba, e o belo encontro dos rios com o mar, formando assim, o Delta do Parnaíba, admirado por todo o Brasil e é visto como o segundo Delta do mundo.

encontro dos rios Delta do Parnaíba

Dunas no litoral
Vista aérea do Litoral do Piauí

Praia Pedra do Sal em Parnaíba



Por fim, o Estado do Piauí, é tudo isso, um Estado rico por natureza, grandioso por toda a sua história. Sem sombra de dúvida, um Estado invejado pelo resto do país, devido o seu completo arsenal geográfico e histórico. De certa forma, ainda um Estado visto, pelo resto do país, como um Estado sempre pobre e mesquinho. Mas, a meu ver, isso não passa de um sentimento invejoso e maléfico, capaz de vendar os olhos, para não ver a grandiosidade que é o nosso Estado do Piauí tem para o Brasil.
Por isso, é preciso, que todos nós redencenses e piauienses, residentes em Redenção do Gurguéia, ou em outros Estados da federação, reconheçamos tudo isso, e não nos envergonhamos de sermos piauienses, pois de forma particular, me coloco, como um pleno orgulhoso de ser piauiense, sem negar essa origem nata, em qualquer parte do território nacional.


Praça da Igreja Católica na cidade de Redenção do Gurguéia
Vista aérea geral da cidade de Redenção do Gurguéia
Vista do Rio Gurguéia em Redenção do Gurguéia
Vista aproximada do centro de Redenção do Gurguéia

Vista aérea do centro da cidade de Redenção do Gurguéia







Portanto, viva o Piauí, terra querida, filha do Sol do Equador, das chapadas dos coriscos, neste dia 19 de outubro de 2011, é o teu dia, em comemoração aos teus 189 anos de independência. Daqui pra frente, com fé em Deus dias melhores virão. 

Comentários