Meus caros leitores, e internautas, pensando no processo político vindouro, e também preocupado com o futuro do municipio de Redenção do Gurguéia-PI, estou publicando, neste blog, para o acesso de todos vocês visitantes, do blog, este artigo abaixo, que foi publicado no ano de 2009, na Rádio local, para toda população de Redenção do Gurguéia e região. E que portanto, foram atualizados alguns dados do artigo.
data da publicação na Rádio local, 16 de dezembro de 2009.
Leia o artigo:
Redenção do Gurguéia-PI, 01 de setembro de 2011.
O FUTURO POLÍTICO-ADMINISTRATIVO DO MUNICIPIO DE REDENÇÃO DO GURGUÉIA-PI
Por Gedilson Novaes de Carvalho
Graduado: em História/UESPI
Graduando: em Matemática/UAPI/UFPI
Desde a história político-administrativa do município de Redenção do Gurguéia, no seu contexto histórico, pode-se perceber, que o ingresso que o ingresso na carreira politica local, se dá com os filhos das mais tradicionais famílias existentes no município redencense. Diante de história política, esse fator, sempre prevaleceu, e criou-se ou incorporou-se nas mentes dos munícipes, que a capacidade de um ingresso na politica-administrativa, se dá em função do poderio socioeconômico das famílias, e não na capacidade que o ser humano, que por sua vez, já nasce dotado de saberes, bastando tão somente explorá-las.
Baseando-se, na história profunda da humanidade, percebe-se que a política é um processo que já existe desde a antiguidade. Quando os reinos e os líderes políticos já dominavam determinadas regiões do mundo antigo, com os seus saberes da arte de articular e do seu poder de persuasão. Sabe-se que o alto grau de intelectualidade em determinada área do saber, não significa dizer, em hipótese alguma, a solução dos problemas de uma determinada cidade deste imenso Brasil. Se assim fosse, vejamos um exemplo claro, em nosso país: o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, é considerado um dos homens mais cultos do mundo com a sua cultualidade e intelectualidade invejável, e, no entanto, se tornou presidente do Brasil, por exatos 08 (oito) anos de mandato. E sabe-se, que não foram resolvidos todos os problemas brasileiros, como devia, pela lógica, e levando-se em consideração o seu alto grau de conhecimento.
Fazendo um comparativo, oposto ao mencionado anterior, dar-se outro exemplo: o ex-metarlurgico e também ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva, um homem simples das origens da pobreza nordestina à metalurgia de São Paulo, sem formação superior, e por isso, muito criticado pela elite intelectual do Brasil, mas, um homem de muito saber adquirido o “senso comum”, devido as suas lutas de classes, e se tornou um homem conhecido no mundo inteiro pela sua capacidade de mobilizar multidões com suas ideias brilhantes e se tornou um dos maiores presidentes que o Brasil já conheceu, pelo seu brilhantismo de espirito fraterno e solidário, junto à humildade de fazer política, superando os intelectuais da política brasileira.
De fato, a politica nacional reflete por demais, aos processos políticos redencenses, de dois em dois anos. Imagine-se a sociedade redencense, a um futuro politico próximo e perto, e diante disso, fazem-se alguns questionamentos relevantes acerca do comando geral do município: quem estará a frente do executivo municipal? Não poderia ser alguém que sempre residiu em nosso município? Por que os políticos do município redencense tem sempre essa ideia cravada na cabeça, que só alguém de grande poder econômico pode candidatar-se ao cargo do executivo municipal? Precisa-se, que a população redencense se conscientize que a cidade de Redenção do Gurguéia existe muitas pessoas ou centenas de pessoas de alto conhecimento e gabaritadas, e participativas do processo político. Porque não essas pessoas? Também podem candidatar-se ao cargo do executivo, pessoas residentes na cidade, que detém de grande experiência e saber adquirido. Não bastando ser culto, e tão somente a sua capacidade de articulador político, e que tenha sinceridade nas suas palavras. Quem sabe uma dessas pessoas, não terá mais compromisso com o nosso futuro administrativo, de que alguém de pensamento sanguessuga, com o propósito de manipular as pessoas.
Sociedade redencense, esses são alguns questionamentos, sobre o futuro político do município, que torna público, que desde algum tempo, já vinha na minha mente, e com certeza na mente de todos aqueles que querem o bem estar do futuro da sociedade de Redenção do Gurguéia, que com certeza dependerá e muito da consciência da população.
Desde o dia 05 de dezembro de 1962, data histórica da emancipação política do município de Redenção do Gurguéia-PI, desmembrando-se do município de Bom Jesus-PI, em todo o processo politico-administrativo, do saudoso José Dário dos Santos, ao senhor Moaci da Rocha Amorim, com certeza a cidade viveu e vive, tempos de glórias e males. O antigo povoado Raposa se reergueu e se reestruturou, a tecnologia chegou, e o saber, conforme a história pôde ser adquirido no próprio município, através da escola. As ruas ganharam forma, e a residência se modernizou, o transporte a motor apareceu, e diminuiu distâncias, o ensino superior, se solidificou, e muitos tiveram e têm a oportunidade de cursar um curso superior na sua própria cidade. O mundo virtual também se faz presente no município, público ou privado, a tecnologia móvel também já é real.
Um município brasileiro, que também já teve muitos contrastes, de desavenças e ódios, perpetuou-se nos corações dos maus, muitos períodos de intrigas politicas, levando discórdia entre famílias de bem, muitos meses de salários atrasados pelos descompromissados do Poder, gerando-se, desastre na economia local. Pela primeira vez, na história, greve existiu, na educação municipal, por um descontrole de gestão.
Portanto, conclui-se, que o município de Redenção do Gurguéia, através de sua sociedade residente, reflita, e relacione os fatos, não deixemos que a nossa conduta seja manipulada por terceiros, pois no mundo o qual vivemos hoje, em qualquer parte, que estejamos, precisa-se, das artimanhas da vida, e percebermos, quando algo está errado. Pois o processo politico se aproxima, ou melhor, já estamos vivenciando o momento, e muitos oportunistas descompromissados com a população, se preparam para a manipulação principalmente dos mais necessitados. Muitos deles estão atrás de poder e status social.
Por isso, este professor de história, se coloca publicamente preocupado com o futuro do município de Redenção do Gurguéia, por estarmos em um presente desastroso politicamente e administrativamente, para um futuro digamos incerto. No entanto, faz-se necessário, o amor patriota dos redencenses, em defesa de sua própria terra natal, ou adotiva.
Comentários