FESTIVAL DE CULTURA NO BREJÃO DOS AIPINS

Na última sexta-feira dia 05 de agosto de 2011, estive no povoado Brejão dos Aipins, que fica cerca de 18 KM da sede do município de Redenção do Gurgueia-PI, onde aconteceu o primeiro festival de cultura daquele povoado, por iniciativa da Escola Rural, com todo o empenho da Diretora daquela escola, Maria Benedita, Coordenadora da Escola Alcinete Paraguai e todos os professores e demais funcionários e alunos envolvidos como também outras pessoas da comunidade participaram das apresentações. 

As apresentações das culturas, foram variadas, a escola apresentou através de seus alunos as seguintes modalidades de culturas: dança de quadrilha; dança do maculelê e dança do afoxé. Como o Brejão dos Aipins, é uma comunidade que está em processo de reconhecimento por existir indícios fortíssimos de uma comunidade Quilombola, devido dados coletados naquela região, e por existir na sua grande maioria a presença de pessoas da cor negra. 

No entanto, as danças do maculelê e do afoxé, verdadeiramente engloba as culturas folclóricas do Brejão dos Aipins, devido essas danças ser de origem afro-brasileira.

O Brejão do Aipins, é uma comunidade do município de Redenção do Gurgueia, segundo dados históricos, mais antigo e remonta à história do Piauí, desde o desbravamento dessa região Sul, quando os desbravadores vindos de outras regiões, passavam por ali, inclusive fazendo lugar de descanso. 

CRITICA

Com toda a importância daquela região de Redenção do Gurguéia, como um local historicamente importante não só para a história do município em si, mas também, pela grande relevância que o Brejão dos Aipins tem para todo o Piauí, conforme indícios de dados históricos coletados de um local de origem quilombola, refúgio de escravos fugitivos, e que de fato, faz parte da história do Piauí e consequentemente do Brasil. 

Portanto, seria bom, se os governantes do município, como também do Estado do Piauí, voltassem mais os seus olhares para o Brejão, e que, verdadeiramente reconhecessem a importância histórica daquele local, e que também fizessem valer as ações governamentais como prioridades ao Brejão por ser uma comunidade Quilombola. Mas, infelizmente, algo que no Brejão parece está muito longe das prioridades governamentais que poderia usufruir como direito. 

Comentários